Saiba Mais - GABINETE

Gabinete (informática)



gabinetetorre de computador ou caixa de computador (não confundir com CPU), é uma caixa, normalmente de metal, que aloja o computador. Existem vários padrões de gabinete no mercado, sendo que os mais comuns são AT e ATX. O formato do gabinete deve ser escolhido de acordo com o tipo de placa-mãe do micro.

Classificação
Quanto ao tipo, o gabinete pode ser Desktop AT e Desktop ATX,Gabinete AT e Gabinete ATX.
desktop
É usado na posição horizontal (como o DVD Player). Sua característica é que ocupa pouco espaço em uma mesa, pois pode ser colocado embaixo do monitor. Uma desvantagem é que normalmente possui pouco espaço para a colocação de novas placas e periféricos. Outra desvantagem é a dificuldade na manutenção deste tipo de equipamento, mas em alguns casos os ganhos de espaço podem ser mais importantes que outras considerações. A palavra Desktop tem vários significados. Aqui Desktop é a denominação dado basicamente ao gabinete com os acessórios internos como processador, cooler, placa-mãe, fonte de alimentação, discos rígidos, CD-ROM, Gravador de CD, Leitor de DVD, Gravador de DVD etc. Num Desktop o monitor, o teclado, o mouse e as caixas de som são itens opcionais.
Mini-torre
É usado na posição vertical (torre). É o modelo mais usado. Uma das desvantagens é o espaço ocupado em sua mesa, a outra é que tem pouco espaço para colocar outras placas e periféricos. Utiliza fonte de alimentação padrão ATX.
Torre
Possui as mesmas características do mini-torre, mas tem uma altura maior e mais espaço para instalação de novos periféricos. Muito usado em servidores de rede e com placas que requerem uma melhor refrigeração.Utiliza fonte de alimentação padrão ATX.
SFF
É o acronimo de Small Form Factor, ou seja um gabinete de tamanho reduzido que pode ser utilizado na horizontal ou na vertical, mas não pode ser considerado um mini torre nem gabinete(deitado). Utiliza fonte de alimentação padrão SFX. Jordan
Refrigeração
Com a expansão da capacidade de processamento dos novos processadores, um problema surgiu: o super aquecimento; dando ao gabinete uma nova e importante função que é a refrigeração interna. Utilizam-se diversos artigos para proporcionar a saída do ar quente dos gabinetes, incluindo exaustores, que por padrão utilizam-se estes ventiladores fixados na direção do cooler (ventilador) do processador, removendo o ar quente do mesmo para fora.
A questão fica mais crítica para os entusiastas de jogos 3D com alto poder de processamento.
São softwares que para rodarem satisfatoriamente, exigem o aumento de parâmetros de frequência de clock de dispositivos da placa mãe, vídeo, processadores e memórias: gerando ainda mais calor.
Em gabinetes mais novos, são instalados dutos laterais como condutores do ar quente dos ventiladores de processadores para fora do computador, além de existirem no mercado componentes de refrigeração específicos para gamers e entusiastas 3D, que permite fazer todo o sistema trabalhar em regimes críticos, fazendo o controle eficiente da temperatura, sendo que alguns mais sofisticados se utilizam até mesmo de água ou freon.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são setores defeituosos e Bad Clusters

Bateria do CMOS – Bateria do Setup

Por que os computadores travam?